Jornal NH – Caderno Viver com Saúde
Descrição

Confira a entrevista do Dr. Vinícius Oliveira ao Jornal NH.

Recorrer à cirurgia plástica é alternativa para melhorar imperfeições e, diferente do que se pensa, ela pode ser feita em todas as estações

Estar satisfeito com a aparência e à vontade para usar roupas que mostrem mais o corpo é o desejo de muita gente. A cirurgia plástica é grande aliada para alcançar estes objetivos e pode ser realizada em todas as estações do ano, inclusive no verão. O cirurgião-plástico Vinícius Oliveira desmente o mito de que a estação não é indicada para se fazer procedimentos. “Como seria a vida das cariocas se isso fosse verdade?”, brinca. Segundo ele, os gaúchos muitas vezes evitam o verão por terem menos tempo de calor no Estado. “Muita gente não quer abrir mão de se bronzear, por exemplo, e um procedimento cirúrgico pede, no mínimo, 30 dias sem exposição direta ao sol”, explica. No Brasil, os procedimentos com maior procura são lipoaspiração e implante mamário e, nas clínicas de Vinícius em Novo Hamburgo e São Lepoldo, não é diferente. “Esses são disparados os procedimentos com maior procura pelos pacientes”, conta.

Apesar de boa saúde, alimentação adequada e da prática de exercícios físicos, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada e isso pode incomodar. Este era o caso da estilista de Campo Bom Mara Araújo, 31 anos, que se antecipou e, em julho, agendou uma lipo de contorno com o especialista. “Me incomodava muito o fato de eu ser magra, mas ter aquela gordura de baixo ventre acumulada. Meus braços também eram meio desproporcionais ao resto do corpo. Em uma única cirurgia fizemos todos os reparos que eu queria. Fiquei satisfeita e com menos oito centímetros de cintura”, conta.

 

A lipoaspiração

Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodelaáreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e a proporção de medidas. O cirurgião plástico Vinícius Oliveira explica que o procedimento avançou muito desde que começou a ser feito no Brasil e hoje, além de menos invasivo, é ainda mais efetivo. “Inclusive os novos métodos utilizados proporcionam uma recuperação mais rápida por parte dos pacientes”, relata.

Vinícius tem preferência pelo método Safe Lipo. “A sigla americana é auto explicativa. S de separação, A de aspiração e FE de fat equalization, o que, em Português significa equalização da gordura. Para mim, o passo mais importante de todos”. explica.

O cirurgião destaca que os instrumentos utilizados nas cirurgias atualmente são mais finos e permitem melhores resultados sem tantos efeitos colaterais. “As cânulas que usamos são mais finas e isso é fundamental. Temos a tecnologia a nosso favor também. Utilizo um vibrolipoaspirador que proporciona menos traumatismo tecidual, menos inchaço e menos equimoses (roxos)”, complementa.

 

Implante mamário

Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. Há próteses de tamanhos variados e o ideal para cada paciente é discutido nas consultas com o cirurgião.

 

Pós-operatório 

Quase tão importante como o processo cirúrgico é o processo pós-operatório. Vinícius orienta o paciente, desde as primeiras consultas, sobre a importância da dedicação após o procedimento. “Costumo brincar que passei o bastão e agora depende deles. Fazer drenagem linfática nos primeiros dias, repousar, utilizar a malha. É preciso dedicar um tempo para essa recuperação”, lembra.

 

Quem pode fazer?

Vinícius salienta que a cirurgia plástica é de autoindicação. “Sempre avalio primeiro isso. Se é a pessoa que quer mudar ou se querem que ela mude. A partir daí entram outras avaliações. Quando não parte da pessoa, a chance de insatisfação com resultados é grande. Partimos então para vários exames clínicos, para garantir que o paciente esteja saudável e apto a realizar uma cirurgia. Uma orientação importante é que o paciente sempre opte por realizar procedimentos em hospitais que são os lugares adequados para cirurgia e para tratar de qualquer adversidade que possa ocorrer.

 

Lipoaspiração contra o efeito sanfona

O enfermeiro leopoldense Glauber Melo da Silva, 33 anos, passou por um período de depressão e perdeu muito peso. Quando estava recuperado, engordou novamente e ficou com gorduras localizadas que o incomodavam “Para fechar com chave de ouro a vitória contra a depressão resolvi arrumar aquilo que me chateava no meu corpo”, conta. Ele fez lipo de abdome, costas, flancos e peito há cerca de três meses. “Hoje estou com quatro quilos a menos e muito satisfeito com os resultados. A recuperação foi dentro do indicado pelo doutor.”

 

Lifting mamário com implante e lipo

A consultora de vendas de Novo Hamburgo Daniela Camila da Luz, 28, tinha muita vontade de fazer cirurgia de implante mamário. “Sempre tive muito seio, mas depois que amamentei fiquei com excesso de pele e os seios caídos. Isso me incomodava. Antes de realizar a cirurgia passei por três médicos, mas sempre acabava desistindo”, conta. Com o doutor Vinícius Daniela fez lifting mamário com implante e lipo de contorno com enxerto de gordura no bumbum. “Faria tudo de novo minha autoestima alavancou após a cirurgia.”

 

SAIBA MAIS

É norma da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que se retire, no máximo, 5 a 7% do peso corporal. “É bastante, mas tem paciente que ainda acha pouco”, cita Vinícius

Pacientes devem sempre procurar médicos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para realizar os procedimentos

O Brasil está na quinta geração dos implantes mamários

Após os 20 anos, as células adiposas não se dividem com a mesma facilidade. Elas apenas “engordam” e “emagrecem”. Por isso, após um procedimento de lipoaspiração geralmente o paciente não acumula tanta gordura na mesma região

Prótese de mama ainda é a cirurgia mais procurada.

Voltar página